Bem-vindos(as)!

Somos o José e Aurora Junqueira, os vossos anfitriões.

Somos uma família local, caseira, com paixão pela natureza, agricultura biológica, prazeres das terras tradicionais, saberes antigos, carros antigos, métodos sustentáveis solares (forno solar), e pelos moinhos! Gostamos de ajudar o próximo, e temos vindo desde 2004 ao longo do tempo a reabilitar o património imóvel e natural, dentro das nossas possibilidades. Vivemos com a Natureza!

Gostamos de receber as pessoas, que se sintam em casa, em família, que façam parte do nosso estilo-de-vida. Temos espaços contudo, com o máximo privacidade!

A quinta é uma experiência singular, com Árvores, Gansos, Ovelhas, Galinhas e o nosso Pimpão; temos um terreno de 4 hectares com agricultura em modo de produção biológico certificado, tendo como principal produto maçãs bio e subprodutos, sendo mais conhecidos pelo nosso saboroso Sumo de Maçã Biológico 100%. Contudo focamos a nossa maior actividade no Alojamento Local, com diversidade de propriedades e lotação.

Temos muito orgulho na nossa terra, e no nosso nome “Quinta da Bouça”. Tem sido um desafio distinguir um nome especifico, face à variedade de Alojamento Local Nacional com nomes similares. Tentamos distinguir pelo sufixo “Fruta Bio”, pelo que somos mais conhecidos, pelas maçãs saborosas!

Temos um variado e valioso espólio de variedades antigas de fruteiras, macieiras e pereiras etc., raça de ovelha em extinção, a Churra do Minho, variante do monte, e raças de galináceos portuguesas e gansos livres pela propriedade. Que são as delícias das crianças. Para além do gato e do Cão de Gado Transmontano puro.
Apostamos sempre no que é Português, local e com provas dadas de adaptação e sabor dos produtos. Muito apreciados por consumidores sempre fiéis, especialmente em Mercados., ou Lojas. Os nossas variedades de frutas regionais em Bio são saborosas e raras de encontrar á venda

Face aos tempos modernos quisemos registar a marca, contudo existem muitas quintas com nomes semelhantes. Tivemos de trocar a Quinta pela Lavoura, que por virtude até calhou bem. Sabia que “Lavoura” era o nome que se davam às “Quintas” antigamente? Ou lavoeiras, em gíria comum. Conseguimos, assim, em 2020 registar a marca “Lavoura da Bouça”, activa desde o dia 6 de Julho, como Marca Nacional N.º 635574, sob despacho INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Actividades de Classe de Nice pretendidas (agricultura, produção biológica, sumos, e alojamento local).

Poderá desfrutar da diversidade em Alojamento Local, entre o Rural e o Contemporâneo, podendo escolher: Chalé, Casa da Eira, Moinho de Rodizio em modo Glamping, Casa Panorâmica, Casa Limoeiros em Ribas, Casa do Castelo em Arnóia, Casa de Praia em Valadares. Casa-Museu de Requeixo (apenas para visitas), e mais recentemente a Casa do Couto, Campo e Surf, em Navais – Póvoa de Varzim. Todas as casas têm piscina, ou piscina-tanque, ou açude, ou algum elemento de água para refrescar. Também podem acampar!

Apreciamos a Natureza, e salvaguardamos o património natural local. Pode desfrutar do rio Bouro (Veade), dos açudes que preparamos com zonas de banho e churrasco, e de outras experiências locais. Aproveite e visite a nossa Casa-Museu de Requeixo, como uma viagem à história residencial nacional – a agendar.

Somos aficionados sobretudo do Rural e da Tradição Portuguesa, desde os grupos musicais (Cavaquinhos de Arnóia, Bombos da Quinta), às práticas antigas de agricultura, ao trabalhar das madeiras, e do cerâmico (com a Erre Cerâmica), e claro, a nossa paixão pelos Moinhos! Também temos Moinhos de Vento em Póvoa do Varzim – embora precisem de reabilitação.

Somos adeptos de estratégias sustentáveis, para energia e aquecimento de água com painéis solares, cozinha com fornos solares, e métodos higiénicos antigos, como a retrete seca, e outros modos de conforto sem prejudicar a natureza.

Localizamo-nos principalmente na Rua de Sampaio,170, Lugar de Vila Nova – Corgo, 4890-182 Celorico de Basto (bit.ly/boucamap), na região de Baixo Tâmega, mas deslocamo-nos semanalmente ao Porto para venda de produtos biológicos no Parque da Cidade do Porto, aos Sábados de manhã, no Núcleo rural de Aldoar – na banca do próprio ou na banca de Isabel Teixeira.

A maioria do Alojamento Local é bem perto da Quinta, exceto a Casa do Castelo em Arnóia, a Casa de Praia em Valadares, e a Casa do Couto em Póvoa de Varzim. Temos ao vosso dispor Atividades relacionadas com a Quinta, e/ou com os nossos parceiros.

Esperamos que goste!